Construindo sua carreira no exterior

Mudar de país é uma decisão que envolve uma série de questões importantes, e que precisam ser consideradas, como por exemplo, sua profissão.

Para muitas pessoas mudar de país significa deixar para trás tudo que foi construído no Brasil.

>> Quer dar o primeiro passo para ter uma vivência no exterior? Agende uma consultoria com a Challenge Intercâmbio.

Mas no aspecto profissional não precisa ser assim, é possível mudar de país e continuar trabalhando em sua área de formação / profissão.

Assim como também é possível se reinventar e trilhar por outros caminhos profissionais, tudo dependerá dos seus objetivos e das oportunidades que surgirem.

E é justamente sobre como é o processo de transição de carreira em outros países que falaremos ao longo desse artigo.

Nos acompanhe na leitura e confira!

Como ficará minha profissão ao imigrar?

A decisão de mudar de país deve vir acompanhada de uma profunda reflexão sobre todos os aspectos que deverão ser modificados.

Sua carreira, por exemplo, sofrerá grande impacto com uma mudança de país, pois será preciso começar do zero no local de destino.

Para as pessoas que desejam se manter em sua área de atuação, é possível sim estabelecer uma carreira sólida e promissora em outros países, mas é preciso saber desde já que não será um caminho fácil ou rápido.

Uma das formas mais fáceis é chegar ao país transferido pela mesma empresa, para exercer a mesma profissão em que atua no Brasil.

Se não for este o caso, você precisará “provar o seu valor” profissionalmente no mercado de trabalho estrangeiro, o que pode resultar em um caminho longo e desafiador.

Mas não se desanime, é totalmente possível começar do zero em outro país, basta se planejar e estudar para isso.

Transição de carreira ao mudar de país

Há aqueles viajantes que optam por mudar totalmente seus rumos profissionais e se arriscar em outras áreas diferentes daquelas que trabalhou no Brasil.

Afinal, a mudança de país é uma excelente oportunidade para reavaliar seus objetivos e realizações profissionais, e começar do zero em qualquer tipo de trabalho se assim for o seu desejo.

Para mudar de carreira e começar algo novo em outro país é preciso ir preparado para se reinventar, com a mente aberta para os desafios e as oportunidades que virão.

Lembrando que qualquer trabalho, para ser bem-sucedido, exigirá esforço, dedicação, disciplina, além de uma boa dose de humildade e persistência.

Como funciona uma transição de carreira no Canadá?

Um dos mercados de trabalho mais acessíveis e receptivos entre os países mais procurados para imigração é o canadense.

No Canadá há uma alta demanda por profissionais em diferentes áreas de atuação, o que é positivo tanto para os viajantes que desejam mudar de carreira, quanto para os que querem se manter em suas profissões.

Em um processo de transição de carreira no Canadá é importante ter um bom planejamento e estratégias, para de fato acessar o mercado de trabalho canadense na área desejada.

Por isso, separamos aqui, algumas dicas importantes a serem levadas em consideração para uma transição de carreira bem-sucedida.

– Pesquise sobre as exigências do mercado de trabalho

Como todo e qualquer organização, as empresas canadenses em sua maioria exigem experiência prévia de seus candidatos.

Por isso, é preciso que o viajante se familiarize com os segmentos que possuem maior número de oportunidades de trabalho e quais são os requisitos para conquistar uma vaga.

– Se inscreva em programas de trabalho voluntário

O trabalho voluntário é uma excelente ferramenta para quem deseja adquirir experiência no Canadá, contribuindo também para a construção do seu networking.

Se você conseguir atuar de forma voluntária na área que seja trabalhar, esse tipo de experiência terá um grande peso em seu currículo.

– Avaliar os aspectos burocráticos da sua recolocação no mercado

É importante entender como é a prática da sua profissão no Canadá, para isso compreender o mercado de trabalho para essa área é essencial.

Nos sites oficiais do governo do Canadá é possível obter informações sobre quais os estudos necessários, como validar seu diploma, qual é a demanda de mercado, entre outros.

Há grandes possibilidades de você conseguir estruturar sua carreira no exterior, mas para isso é preciso um amplo processo de planejamento, autoconhecimento e pesquisa de mercado.

>> Veja qual o destino de intercâmbio mais combina com o seu perfil. Faça o nosso Quiz!

Gostou desse artigo?

Acompanhe nosso blog e fique por dentro conteúdos exclusivos.

Nos vemos na próxima!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments