High School no Canadá: Como fazer ensino médio no intercâmbio!

high_school

Você sabia que é possível fazer o High School no Canadá durante seu intercâmbio  e com opções muito interessantes? São várias instituições de ensino que aceitam estudantes brasileiros e opções que podem se encaixar direitinho dentro do que cada estudante precisa. 

Quer saber mais? Então, veja as informações que a mentoria de intercâmbio da Challenge preparou.. 

High School no Canadá: o que é?

O High School no Canadá é uma grande oportunidade para que estudantes entre 14 e 18 anos possam cursar parte do ensino médio em uma instituição educacional canadense e registrar no currículo uma experiência de estudo internacional. São feitos nas modalidades semestral ou anual e é perfeito para quem deseja aprimorar o inglês, ou francês dependendo da região escolhida.

Os diplomas de ensino médio canadenses tem reconhecimento mundial e as instituições educacionais oferecem excelentes infraestruturas que preparam o aluno para ingressar nas melhores universidades da América do Norte.

Como funciona o intercâmbio para o High School?

Vamos começar falando sobre a hospedagem. Em primeiro lugar, o aluno pode escolher em qual província e distrito deseja estudar. Ele pode optar por morar em locais mais frios, mais quentes, regiões montanhosas, perto da praia ou de outros locais entre os disponíveis.

Na maioria dos casos, o  estudante fica hospedado com uma família vinculada à escola (homestay), o que dá a ele a oportunidade de conhecer mais a fundo a cultura, os costumes e hábitos da região e se aprofundar ainda mais no idioma. 

O consultor da mentoria verifica as melhores opções para cada estudante, de acordo com suas necessidades e preferências.

Grade curricular e equivalência de ensino

As grades curriculares no Canadá são mais flexíveis que no Brasil e trazem opções de matérias diferentes das tradicionais. Por isso, além de ter à sua disposição durante o High School matérias como matemática, biologia, química e física, o estudante pode optar por estudar algo de seu interesse pessoal, como teatro, fotografia, culinária, música, filosofia e muitas outras. 

Apesar desta flexibilidade, algumas matérias são obrigatórias dependendo do ano que o estudante estiver cursando. Por isso, é bom ficar atento(a). Outra particularidade sobre o ensino canadense, é que a prática de esportes é muito incentivada e o estudante terá a oportunidade de fazer algum esporte de sua escolha.

Validade do High School no Brasil

Para que a experiência seja válida para o currículo escolar do aluno no Brasil, o MEC recomenda que o intercambista estude pelo menos uma das matérias que estão em cada um dos quatro principais grupos, enquanto estiver no High School:

  • Línguas: Literatura, língua nativa do país ou qualquer língua estrangeira.
  • Ciências: Biologia, física ou química.
  • Ciências sociais: Geografia, história ou ciência política.
  • Matemática: Cálculo, álgebra ou geometria

Além disso, para que o governo brasileiro reconheça o High School como válido, é necessário que o período de estudos seja superior a seis meses. Os consulados e embaixadas fazem uma convalidação escolar e o aluno poderá validar suas notas no High School e não perder o ano letivo brasileiro. 

No entanto, cada caso é um caso e é importante que o estudante verifique em sua escola no Brasil, se há exigências adicionais que ele precisa cumprir. Ele pode, por exemplo, ter que estudar matérias específicas e realizar provas quando retornar ao Brasil.

Calendário Escolar

Diferente do Brasil, o ano letivo começa em agosto/setembro e termina entre maio e junho, dependendo da região escolhida. Há outras opções de programas que são semestrais e, nestes casos, as aulas podem começar em agosto e janeiro. O semestre acadêmico costuma durar 5 meses e o ano acadêmico 10 meses.

Por que fazer High School no Canadá

Há muitos motivos para fazer o High School no Canadá. Além do que já falamos sobre aprimorar o idioma, o estudante estará em um dos países mais receptivos do planeta, com um dos melhores índices de qualidade de vida e muita segurança. Segundo o GPI – Global Peace Index, ele é um dos países mais seguros do mundo.

A educação no país é prioridade e costuma ser detentora dos maiores investimentos do governo, o que garante uma educação de altíssimo nível, excelente infraestrutura, oferta de recursos tecnológicos modernos e um grande incentivo à prática de esportes. 

Quer mais motivos? Os estudantes fazem imersão em uma nova cultura, aprendem sobre novos costumes e hábitos, fazem novas amizades e conhecem lugares incríveis.

O que é necessário para fazer High School no Canadá?

O estudante precisa preencher alguns pré-requisitos para garantir a entrada em um High School no Canadá. Alguns deles são:

Sobre o estudante:

  • Ter entre 14 e 18 anos
  • Ter um nível intermediário no idioma local.
  • Informar qualquer condição de saúde pré-existente, como uso de medicamentos, alergias ou histórico psicológico.
  • Ser maduro, disciplinado e responsável
  • Ter muita vontade de viver novas experiências e aventuras e conhecer novos lugares.
aprenda_ingles_com_professores_do_canada

Sobre o estudante e a escola

  • Estar regularmente matriculado em uma escola no Brasil, pública ou privada. 
  • Apresentar boas notas.
  • Não ter sido reprovado nos últimos 3 anos.
  • Apresentar o histórico escolar dos últimos 3 anos.

Além disso, há toda a parte burocrática. Por isso, durante a mentoria a consultora orientará sobre toda a documentação e providências a serem tomadas como, emissão de passaporte, visto de estudos, seguro de viagem, comprovante de inscrição em um programa de intercâmbio e outros. 

Normalmente exames médicos são solicitados e comprovantes de vacinação podem ser exigidos, por causa da COVID-19. A consultora orientará também sobre as melhores opções de instituições de ensino para o estudante e sobre todos os procedimentos necessários para a realização da matrícula.

Quais são os principais diferenciais?

Os diferencias são vários e entre eles estão:

  • O estudante pode optar por fazer matérias vocacionais como música, teatro, relações internacionais, robótica e muitas outras. Isso o ajuda a se conhecer melhor quanto à sua vocação e planos para sua carreira.
  • Vários distritos escolares ficam em regiões mais populares ou turísticas. Isso permite que o estudante se divirta, conheça melhor o país e sua cultura.
  • Há várias modalidades de esporte que ele pode escolher para praticar. 
  • Ele pode optar por programas em inglês ou francês, dependendo da região que escolher. 
  • O estudante tem a opção de escolher entre estudar em uma escola pública ou privada.
  • Ao fazer High School, ele ganha uma base de conhecimentos que possibilita uma graduação no país. Estas escolas têm cursos preparatórios para o ingresso na universidade  (Advanced Placement), IB e  muito mais.

Quais são as modalidades

Existem três modalidades de programas para fazer o High School no Canadá, são elas:

  • High School Público – Modalidade em que o estudante estuda em uma das escolas públicas do distrito onde escolheu fazer seu intercâmbio e geralmente mora com uma família (homestay).
  • High School Particular – Nesta modalidade o estudante escolhe uma escola da rede privada de acordo com seus interesses. Neste caso, ele também se hospedará em uma homestay.
  • Boarding Schools – Opção em que os estudantes moram no campus da escola,  em dormitórios ou residências e têm acompanhamento de uma equipe de supervisores.

Quais são os principais benefícios?

Os benefícios do High School no intercâmbio não estão relacionados apenas à aquisição de conhecimento e fluência do novo idioma, mas, principalmente, à experiência de vida que o estudante terá. 

Ele criará uma boa rede mundial de contatos, o que vai ampliar muito seus horizontes. Estar imerso em uma nova cultura será fundamental para que ele adquira uma visão mais abrangente sobre o mundo, ganhe mais maturidade e independência.

Tudo isso refletirá de forma única em sua vida pessoal e profissional, trazendo um impacto muito positivo sobre seu futuro e sua carreira.

High School Canadá – Conte com nossa mentoria de intercâmbio!

Não há dúvidas de que é uma experiência inesquecível, que o estudante levará para a vida toda! Mas para que tudo saia perfeito e você não encontre percalços no caminho, o planejamento é fundamental. 

Neste momento você não pode abrir mão de um serviço de mentoria de intercâmbio que te ajude a tomar as melhores decisões e providenciar toda a documentação necessária sem atropelos. Uma excelente mentoria de intercâmbio te ajudará a dar os passos certos, com segurança, tranquilidade, economia, agilidade e transparência. 

Entre em contato com uma de nossas consultoras e conheça a mentoria de intercâmbio da Challenge. Elas estão esperando você!

mentoria_da_challenge_intercambio
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments