High School: saiba como se preparar para este grande marco da sua vida

high school

O seu ensino médio está próximo? E que tal aproveitar esse momento da juventude para fazer intercâmbio e ainda estudar? Isso é possível com o high school em alguma instituição de ensino no exterior.

Neste artigo vamos esclarecer pontos importantes que podem te ajudar a dar esse passo, de forma prática e segura, tanto para você quanto para os seus pais. 

Esperamos que você goste! Boa leitura!

Como funciona o intercâmbio para high school?

Essa é uma das modalidades mais famosas do intercâmbio: fazer um high school no exterior, seja de um semestre, dois ou até mesmo fazer o ensino médio inteiro e conquistar seu certificado de conclusão no exterior. 

Todos os anos estudantes brasileiros vão para países como Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Suíça e muitos outros para fazer o High School e dominar o idioma. 

Há milhares de opções de escolas públicas ou privadas. Após definição do estilo de clima,  cidade e o idioma em que se quer estudar, fica mais fácil definir um país. É possível, por exemplo, estudar em regiões com clima mais quente, mais frio ou mais ameno, perto das montanhas ou do mar, ou em locais mais movimentados, com uma vida cultural mais ativa.
Definindo o país de destino, partimos para o estado e cidade até finalmente chegar na escola.

Duração

Você poderá estudar quantos semestres quiser, depende muito do seu orçamento e do seu momento de vida para escolher quantos semestres vai estudar fora e em qual momento do seu ensino médio é interessante fazer no exterior. Vale lembrar que o início do ano letivo varia de um país para outro. Por isso, você precisa se informar com bastante antecedência para tomar todas as providências necessárias para iniciar os estudos no tempo certo.

Todas as informações que você precisa você vai encontrar na nossa mentoria de intercâmbio. Nossas consultoras educacionais te ajudarão a analisar todas as possibilidades e a decidir pela opção que melhor atende ao que você deseja, sempre pensando em que sua experiência seja maravilhosa.

Quem pode fazer o high school?

Qualquer jovem entre 13 a 19 anos pode fazer o intercâmbio de high school no exterior.

Para tanto é necessário avaliar o seu perfil, qual seria o seu destino dos sonhos e verificar as regras e metodologia das escolas desse destino que se encaixam com o seu perfil. 

Geralmente as instituições no exterior fazem uma análise do seu histórico escolar para verificar o que você estudou, as suas notas e frequência, assim como as aprovações, reprovações, e atividades extracurriculares antes de dar a decisão final se será aceito ou não na escola. 

Pode ser que você precise passar por entrevistas e testes para avaliar seus objetivos e nível do idioma. É recomendado ter um conhecimento pelo menos intermediário do idioma local. Mas, se você não tiver, não se preocupe, a consultora educacional vai sugerir um curso online em uma escola no país de destino para você se preparar antes de ir;
chegando no destino, com a imersão, temos certeza que vai “pegar o jeito” muito mais rápido.

É uma experiência que exigirá muito de você, por isso é importante ter disciplina e responsabilidade, além de muita vontade de viver novas experiências e conhecer novos lugares.

Quando começar o high school no exterior?

O ano letivo geralmente vai do início de setembro até maio ou junho (nove meses) e é dividido em “trimestres” ou períodos (semestres). A maioria das escolas usa um sistema semestral composto por duas sessões: setembro a dezembro e janeiro a maio. Algumas escolas usam o sistema de trimestre, que compreende três sessões: setembro a dezembro, janeiro a março e primavera março a maio ou junho.

Os embarques acontecem alguns dias antes das aulas iniciarem para você ter tempo de se instalar, conhecer sua host family ou a residência estudantil e poder descansar um pouco antes do início das aulas. 

Como já dissemos, o início do ano letivo varia de um país para o outro e, por isso, nós recomendamos que você inicie as buscas por uma vaga com no mínimo 6 meses de antecedência. Isto permitirá que você faça tudo com calma, acesse as melhores oportunidades e inicie o intercâmbio no período que havia planejado.

Tenha em mente que um intercâmbio de high school não começa quando você inicia o ano letivo no exterior, mas quando você decide e dá o primeiro passo que é saber mais sobre como é ir estudar fora. 

Antes de ir, você precisará providenciar toda a documentação necessária, como históricos e declarações escolares, passaporte, visto, fazer testes e entrevistas. Em alguns casos pode ser necessário fazer um curso para aprimorar um pouco seu inglês ou o idioma do país de destino.

Na nossa mentoria de intercâmbio vamos montar uma linha do tempo te indicando todas essas etapas e quando é o melhor momento para viajar, o que já vai te dar noção de quando comprar a passagem. Evite correria, surpresas e dores de cabeça, se programe. 

É possível aproveitar as matérias feitas do high school no exterior no Brasil?

É possível sim, mas tudo isso precisa ser alinhado com sua escola no Brasil para não ter surpresas depois. Cada escola tem seus critérios e exigências e algumas podem exigir que você faça matérias específicas para considerar o curso como válido. Há escolas que podem, por exemplo, solicitar que você faça testes adicionais quando chegar ao Brasil. 

De forma geral, os currículos são compatíveis e para que tudo esteja de acordo com as exigências do MEC, é recomendado que o high school dure  pelo menos 6 meses e você estude uma das matérias que estão em cada um dos quatro principais grupos.

  • Matemática: Cálculo, álgebra ou geometria
  • Línguas: Literatura e uma língua estrangeira.
  • Ciências: Biologia, física ou química.
  • Ciências sociais: Ciência política, geografia ou história.

Para que você possa validar suas notas e não perder o ano letivo, consulados e embaixadas fazem uma convalidação escolar para garantir que está tudo certo e feito segundo as normas brasileiras para a educação.

Quanto custa fazer um intercâmbio no high school?

Isso pode variar de acordo com o país de destino, as opções de hospedagem e também com o tipo de instituição escolhida, se é pública ou particular. Outros itens que interferem nos custos do high school são os gastos com visto de estudante, passagens, seguro viagem e saúde, materiais escolares, alimentação, transporte, lazer e a frequente oscilação do câmbio da moeda local do destino escolhido. 

Os custos com intercâmbio no high school de 6 a 12 meses podem variar entre US $4 mil a US $78 mil e o valor médio fica em torno de US $15,000. Isso considerando a escola, acomodação e alimentação. 

Dica para economizar

Calcule seus gastos com educação no Brasil

Se você estuda em escola particular, calcule todos os gastos com mensalidades, esportes, transporte, materiais escolares e tudo mais que está envolvido em educação. É comum perceber, após estes cálculos, que os valores gastos aqui e no high school são muito próximos e que a diferença do investimento adicional vale a pena em função do retorno que você alcançará.

Não abra mão da mentoria de intercâmbio

É na Mentoria de Intercâmbio que vamos conseguir passar com transparência todas as informações e te ajudar a escolher o destino, a escola, o tipo de acomodação, alguma atividade extracurricular que queira como um esporte específico, por exemplo e também montar um planejamento financeiro que se adeque aos seus objetivos e situação financeira. 

A importância do planejamento

Planejar com antecedência te dará mais tempo para pesquisar, preparar seu idioma e para se organizar financeiramente e até economizar aproveitando alguma promoção sazonal. Quando estes custos são diluídos em um tempo maior, mais realizável se torna seu objetivo.

Modalidades de hospedagem para o high school

Homestay 

É a mais utilizada pelos intercambistas que fazem o high school. Nesta modalidade, o estudante fica hospedado com uma família vinculada à escola onde o intercâmbio é feito. Essa é uma excelente opção, pois permite uma imersão maior na cultura local. 

Esta modalidade de hospedagem está disponível para estudantes inscritos em escolas públicas ou particulares.

Boarding Schools

Nesta modalidade o estudante mora no campus da escola e têm à sua disposição dormitórios ou residências, locais para fazer refeições e são acompanhados por profissionais capacitados para isso.

Quais são os principais benefícios?

Os benefícios são muitos e não se resumem à aquisição de conhecimento e fluência no idioma. Confira!

  • A imersão total na cultura local permitirá que você se torne fluente em um tempo muito menor.
  • Você poderá criar uma forte rede mundial de contatos.
  • Sua percepção de mundo se tornará mais abrangente e diferenciada.
  • Você se tornará mais independente, maduro e autoconfiante. Estes são atributos essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho e na vida.
  • É uma porta de entrada para as maiores universidades do mundo.
  • A experiência internacional agregará valor a seu currículo acadêmico e profissional. 

Conheça a mentoria de intercâmbio Challenge

Fazer High School no exterior é uma experiência única, inesquecível e que mudará sua vida. Para que tudo seja feito com tranquilidade e sem atropelos, é importante que você tenha ao seu lado a parceria de uma mentoria de intercâmbio que esteja apta a te ajudar a tomar as melhores decisões e providenciar toda a documentação necessária .

A Challenge é a empresa de intercâmbio perfeita para te  ajudar a dar os passos certos de acordo com o que você precisa. Você fará tudo com segurança, transparência, economia e muita tranquilidade. Entre em contato com a gente hoje mesmo e conheça nossa mentoria de intercâmbio. Nossas consultoras estão esperando você!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments