Pontos turísticos do Canadá: o que você não pode perder!

Quem pensa em fazer um intercâmbio no Canadá, ou em qualquer outro país, pensa logo nas oportunidades de estudos e trabalho que temos à nossa frente. Fazemos uma lista dos pontos turísticos e lugares que queremos conhecer, nas viagens que faremos pelo país, em sua cultura e seu povo.  Buscamos dicas sobre costumes, curiosidades, ou seja, checamos tudo sobre o lugar!

Quem escolhe fazer intercâmbio no Canadá encontra retornos muito positivos sobre tudo isto. Seja na qualidade do ensino ou nas diversas opções de lazer,  locais exuberantes e fantásticos para visitar, o Canadá se destaca e é um dos queridinhos dos intercambistas. Podemos dizer que ele é, atualmente, um dos países mais admirados no mundo todo e o sonho de muita gente!

Se já se decidiu por ele, ou se está pensando nisso, então está perto de entrar em contato com muita diversidade e receptividade, ter acesso a um sistema de ensino que é considerado um dos melhores do mundo e a várias oportunidades de trabalho.

Independentemente de tudo que você já ouviu falar sobre esse país gigante, há muito mais para saber e se apaixonar. Por isso, vamos dar uma série de dicas para você não perder nada e aproveitar ainda mais enquanto estiver por lá.  Aproveite!

Sobre o Canadá

Existe uma infinidade de possibilidades de intercâmbio e pontos turísticos no Canadá. O tamanho do país, sua cultura, as influências de sua colonização, sua qualidade e estilo de vida fazem dele um lugar único!

Formado por dez províncias e territórios, é considerado o segundo maior país do mundo, com 9.984.679 Km2 de área e tem apenas um pouco mais de 35 milhões de habitantes. Toda esta imensidão faz com que o país tenha seis fusos horários diferentes.

No ranking de melhores cidades do mundo para intercâmbio, Montreal, Toronto e Vancouver estão entre as 20 melhores e Ottawa está entre as 50 melhores. Nessa avaliação eles consideram infraestrutura, segurança, meio ambiente e custo de vida. O país investe pesado em educação e por isso pode oferecer aos estudantes uma infraestrutura que garante saúde, segurança, transporte e muito respeito, ou seja, qualidade de vida. Além disso, é considerado um dos países mais receptivos do planeta.

É um país bilíngue, porém somente 2 províncias usam o francês. O idioma mais falado, sem dúvidas, é o inglês. 

Para onde ir?

O Canadá oferece diversas opções e por isso atende às expectativas de estudantes com perfis muito diferentes. Por esse motivo, todos conseguem encontrar a cidade ideal, aquela que se encaixe em seus sonhos e projetos de intercâmbio. Conheça um pouco do que três destinos mais procurados, Montreal, Toronto e Vancouver, têm a oferecer. 

Montreal

Se escolher Montreal, em Quebec, você  irá para a segunda maior cidade do Canadá e lá poderá aprender inglês e francês.  Ela é a capital cultural canadense e por isso oferece muitas opções ao longo de todo o ano, como museus, festivais e gastronomia. Fica a 613km de Nova York e é uma cidade muito cosmopolita. Se você deseja aliar estudos, trabalho e diversão garantida, então ela é a sua cidade.

Em Montreal você encontrará um grande número de CEGEPs (centros de ensino técnico) e quatro universidades: Universidade de Montréal, Universidade de Québec em Montréal, Universidade Concordia e McGill University, a melhor do país. Elas oferecem cursos em diversas áreas.

Toronto

É a maior cidade do Canadá e seu ritmo é acelerado e dinâmico, sua economia é diversificada e ela se destaca pelo multiculturalismo e pelo grande número de universidades. Podemos dizer que ela está voltada para os negócios e sua vida noturna é agitada.

É o lugar perfeito para quem quer aperfeiçoar o inglês, ou fazer cursos especializados, e não abre mão de bons shows, cinemas, teatros e boa gastronomia. Se você busca tudo isso e ainda quer curtir muito frio, algo em torno de -40°C, com muita neve e com boa infraestrutura para isso, então ela é seu destino iideal. Em contrapartida, no verão alcança 40°C positivos.

Vancouver

É uma cidade menor, mas não menos interessante. Ela é ideal para quem procura um clima mais ameno e quer ter mais contato com a natureza. Se escolher essa cidade, você estará próximo às montanhas, de uma extensa faixa litorânea e muito verde. 

Por ser mais voltada para o turismo, quem chega se adapta bem rápido. Por isso, ela é ideal para quem busca cursos de curta duração, como estudar inglês. Mas, também oferece várias opções de cursos de nível superior em colleges e universidades e pode ser uma boa opção para quem pensa em fazer uma graduação ou melhorar alguma habilidade na carreira através de um certificado ou diploma. Se é isso que você procura e quer uma cidade com um ritmo menos acelerado, então Vancouver é seu próximo destino.

Por que fazer um intercâmbio no Canadá?

Imagine viver em um país onde 55% das pessoas se declaram felizes e 32% muito felizes? É neste país com essa vibe tão boa e este povo tão receptivo que você fará o seu intercâmbio. 

Então, dê mais uma olhada em tudo que você pode ganhar escolhendo fazer seu curso em uma de suas instituições de ensino ou apenas dar um up em seu nível de inglês.

Economia e educação de qualidade.

O Canadá é uma excelente alternativa econômica entre os países de língua inglesa. Com o dólar canadense mais barato que o americano, que o euro e a libra,  estudar lá é algo muito mais acessível e viável, inclusive nos custos de passagens aéreas. Se compararmos os valores de outros destinos de intercâmbio, essa é uma grande vantagem!

E quando falamos em economia, precisamos falar de custo de vida. O Canadá pode ser mais acessível que Reino Unido e Estados Unidos, por exemplo. Sem contar os gastos que você terá com estudos, calcula-se que você gastará, em média, 1.200 CAD/mês para viver nas cidades maiores e 20% a menos em cidades menores.

No Canadá você encontrará 95 universidades públicas e privadas e mais de 10.000 programas de graduação e pós-graduação. Além disso, poderá fazer o High School, um curso de inglês que pode iniciar com apenas duas semanas e se estendendo até você chegar no seu objetivo, ou um curso técnico profissionalizante em um dos inúmeros colleges oferecidos aqui. E lembre-se do bônus: você pode aprender dois idiomas, francês e inglês, em um único lugar.

Trabalhar e adquirir experiência profissional internacional

Sim, é possível estudar e trabalhar no Canadá e as oportunidades são muitas. O Canadá tem um mercado de trabalho com muita demanda de profissionais de entry level e qualificados, uma economia que está sempre crescendo e, por isso, é referência de prosperidade em vários setores. 

O governo canadense, em todo o país, está sempre procurando profissionais estrangeiros para atender às demandas de trabalho no país. Por isso, mantém programas que permitem aos estudantes trabalharem de forma remunerada algumas horas por semana para complementarem seu orçamento mensal e ganharem uma boa experiência profissional internacional.

No entanto, para que o intercambista trabalhe no país, ele precisa estar regularmente matriculado em um curso de nível superior em uma instituição autorizada a oferecer cursos para estudantes internacionais. Para isso, será preciso um visto de estudante específico.

Se você não abre mão da segurança, este é seu destino.

O Canadá é considerado como um dos países mais seguros para se viver. Ele aparece em  6º no ranking mundial  e está entre os vinte primeiros países no índice IDH. 

Muito contato com a natureza e um clima bem definido

Durante seu intercâmbio, você poderá visitar pontos turísticos do Canadá, como parques maravilhosos como o Queen’s Park, em Toronto ou o David Lam Park, em Vancouver. Estará em contato com muito verde, pois a maioria das cidades são muito arborizadas. Além disso, é um país com muitos lagos. Os maiores e mais importantes ficam na divisa com os Estados Unidos e com o Alaska.

As estações do ano são muito definidas, o que significa que você terá temperaturas  entre 15º a 30º no verão e uma média -10ºC no inverno, de acordo com a cidade onde está. Está achando muito frio? Aproveite isso! É a época de praticar esportes no gelo, ver a troca de folhas das árvores e curtir muita neve!

Muita diversão e diversidade

Nem só de trabalho e estudo vive um intercambista, por isso, você terá muitas opções de lazer. Na lista estão muitos e excelentes bares, restaurantes, baladas, museus e muita diversão ao ar livre. E para conhecer a história do país, você poderá visitar muitos museus e galerias, como a Galeria de Arte de Ontário, o Hall da Fama do Hockey, e o Museu Real de Ontário.

E prepare-se para muita diversidade, para sentir e viver o multiculturalismo que este país tem prazer em oferecer. Você encontrará pelas ruas pessoas de diversas etnias, principalmente se escolher Vancouver ou Toronto, cidades consideradas com alto nível de multiculturalismo o que as tornam mais tolerantes às diferenças de cada cidadão, sejam elas relacionadas à estilo de vida, alimentação, religião e preferência sexual.

Se for ao Canadá, não perca!

Rua Yonge Street ou Highway 11?

Se for à Toronto será praticamente impossível não passar por esta rua. A Yonge Street, também conhecida como Highway 11, é uma rua muito importante e movimentada que fica no centro de Toronto.

Ela é considerada por muitos como a maior rua do mundo, com mais de 1.800 km de extensão. Ao longo dela você poderá conhecer muitos bares, cafés, restaurantes, fazer compras, visitar atrações turísticas como o Dundas Square e a sede do Toronto Star. Por isso, se for, faça uma caminhada por lá. 

Veja a aurora boreal

Imperdível! Em algumas cidades, durante o período de setembro a março, é possível ver esta maravilha da natureza. Ver as luzes coloridas e brilhantes no céu, numa dança hipnotizante, é algo que precisa ser visto!

Veja ursos bem de pertinho

Muita gente não sabe, mas no Canadá é possível ver ursos de várias espécies, inclusive os polares. Eles podem ser vistos e fotografados bem de perto se você estiver em Ontario, Colúmbia Britânica ou em Nunavut. Em algumas regiões é possível passear de caiaque e ver estes gigantescos animais à beira dos rios enquanto se alimentam, nas regiões  onde vivem. 

E quando o inverno chegar…

Durma em um hotel de gelo e visite Niagara Falls congelada

Vá a Quebec, entre os meses de dezembro e abril e se hospede no Hotel do gelo. Estando lá, informe-se sobre Niagara Falls, procure saber se as cataratas congelaram. O visual do sol refletindo no gelo no final da tarde é, assim como o hotel, um espetáculo imperdível.

Hospede-se em uma cabana e curta alguns dias em um spa.

Se você gosta de algo mais relaxante, conheça o Nordik Spa, localizado em Ottawa. Ele é o maior da América do Norte e conta com piscinas ao ar livre (aquecidas no inverno), saunas, restaurantes, espaços para banhos e massagens. Você poderá se hospedar em uma cabana e curtir a tranquilidade ao invés dos esportes de inverno muito comuns no país.

E por falar em esportes de inverno, faça como os canadenses!

Vá esquiar em uma das melhores estações da América do Norte, a Whistler, com mais de 200 pistas de esqui e snowboard de fácil acesso, bares e restaurantes, e temperaturas amenas. Eles têm opções de diversão para profissionais e amadores.

Se você não quiser esquiar, pilote um Snowmobile, um jet ski de neve, em alta velocidade por muitos quilômetros de trilhas com muita adrenalina. 

Viaje para as Montanhas Rochosas à bordo de um trem estilo anos 50

Embarque em Vancouver e viaje até Jasper em um trem chamado Via Rail. Toda a viagem é um espetáculo, com vistas deslumbrantes que você verá em vagões panorâmicos.

Chegando em Jasper, caminhe na base de um cânion com mais de 10.000 anos de erosão e depois passeie pela Icefield Parkway, uma das mais belas estradas do mundo.

Esta estrada te levará até Lake Louise e você se deliciará com paisagens de tirar o fôlego, montanhas com picos cobertos de neve, vales lindos e cachoeiras congeladas.  

E quando você pensar que acabou, ainda, em grande estilo, faça um passeio de carruagem às margens do lago. Precisa dizer mais?

Pesque no gelo e seja puxado por um trenó de cachorros.

E por que não pescar no gelo? Gostou da ideia? Então vá até Lake Simcoe, pertinho de Toronto. Lá você poderá pescar  nesta cidade, que é considerada a capital de ice fishing do Canadá.

Sabe aqueles filmes que tem trenós puxados por cachorros? Pois é no Canadá, que você poderá vivenciar o Dog Sledding, um esporte muito praticado no inverno, em algumas cidades como Vancouver, Toronto, Niágara, Ottawa, Quebec e Montreal.

Assista a uma partida de Hockey

O hockey é a grande paixão esportiva do país. Por isso, não perca a oportunidade de assistir a um jogo ao lado de amigos, comer boa comida e vibrar muito! Ele é considerado um dos esportes mais rápidos do mundo. Sentir toda a vibração dos jogadores e das torcidas canadenses é de arrepiar! 

E tem muito mais…

Podemos continuar falando sobre muitas coisas que você não pode deixar de fazer durante seu intercâmbio passeando pelos pontos turísticos do Canadá, como lagos maravilhosos de cor azul tipo mar do Caribe. Vá ao Tim Hortons para experimentar o Boston Cream deles com um French Vanilla, coma Poutine (pronuncia-se “pultín”) o prato mais tradicional do Canadá que é feito com batatas fritas, queijo coalho e molho gravy que pode ser feito de carne bovina ou com vegetais.

Visite locais que foram sets de filmagens e conheça uma maple tree. Aproveite e experimente o Maple Syrup, um xarope feito desta árvore, cuja folha é o símbolo da bandeira do Canadá. 

Seja qual for o seu destino no Canadá, não perca nada!

Venha explorar o Canadá com a Challenge!

Se você ama uma experiência nova e quer aproveitar tudo que este país  tem a oferecer, a Challenge pode te ajudar! Nosso serviço de mentoria tem o que você precisa para fazer deste projeto uma experiência incrível.

Desde a análise de suas expectativas, até à montagem de um planejamento de intercâmbio e a chegada ao seu destino final, nós organizamos tudo e te auxiliamos em cada detalhe.

Entre em contato com uma das consultoras da Challenge, marque uma consultoria gratuita e conheça nosso serviço de mentoria. Temos certeza que somos os parceiros certos para te ajudar a explorar este mundo de oportunidades e transformar sua vida!

Conheça a Mentoria Challenge! Esperamos você!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments