Tradução, Equivalência ou Validação de diploma – Qual deles você precisa solicitar?

validacao-do-diploma

Essa dúvida sempre surge quando você toma a grande decisão de estudar, trabalhar ou imigrar para o Canadá. Por ter muita informação online, você pode se sentir confuso sobre o que precisa fazer ou não.

É necessário clarificar alguns conceitos para você não acabar gastando dinheiro à toa ou esquecendo de alguma ação importante.

Vamos apresentar um passo a passo de como fazer sua validação e fornecer orientações que farão com que tudo fique um pouco mais claro e simples.

Confira tudo, anote suas dúvidas e veja como a mentoria da Challenge pode te ajudar, trazendo mais segurança e tranquilidade para você.

aprenda_ingles_com_professores_do_canada

O que é Tradução Juramentada?

Tradução Juramentada é uma modalidade de tradução exigida em processos de estudos e imigração no exterior. Com essa tradução, você demonstra, de forma fiel, válida e confiável o conteúdo dos seus documentos brasileiros no idioma da instituição que está solicitando seus documentos.

Essa modalidade fornece fé pública e poder legal para as traduções.

Essa tradução pode ser realizada no Brasil por tradutores oficiais que tenham registro na Junta Comercial do Estado ou então por tradutores certificados do Canadá.

Quando você vai precisar apresentar?

– Quando quiser fazer matrícula em escolas de ensino médio ou ensino superior: a escola vai pedir a tradução do seu histórico escolar e diploma de conclusão.

– Quando vai solicitar a eliminação de créditos em um novo curso no exterior:  se vai fazer um curso e tem alguma matéria que já estudou, você pode pedir para esse crédito ser retirado da sua grade; porém, provavelmente a instituição de ensino irá pedir a tradução da ementa do curso realizado no Brasil.

Como fazer a tradução juramentada?

Você pode consultar no Google a lista de tradutores juramentados na junta comercial do seu estado e solicitar um orçamento com algum deles. 

Normalmente eles cobram por número de caracteres ou por páginas. 

Caso queira que a Challenge intermedie esse processo para você, contrate nossa Mentoria Educacional que vamos te ajudar nessa parte.

Se quiser uma indicação das nossas consultoras educacionais preencha nosso form de contato.

O que é Equivalência do Diploma?

Esse é o caso mais comum em caso de imigração para o Canadá.

A imigração canadense precisa saber a qual credencial o seu curso que foi feito no Brasil corresponde ao Canadá. O oficial não vai saber dizer que um Bacharel na universidade da sua cidade corresponde a um Diploma, Advanced Diploma, Bachelor, Master, ou outra credencial no Canadá.

Esse processo verifica e compara cargas horárias, a duração do curso, o tipo de formação, ou seja, se o grau, diploma ou certificado é válido e equivalente a um canadense.

Caso você faça esse processo, você poderá pontuar corretamente no processo de imigração pelo Express Entry.

Para tanto, o governo elegeu algumas instituições para fazer essa análise e deu o nome a esse processo de ECA que significa em inglês Educational credential assessment. Se quiser ler mais sobre o assunto clique aqui

O que é a ECA – Credencial de Avaliação Educacional? 

A Credencial de Avaliação Educacional (Equivalency Credential Assessment), ou ECA,  é usada para verificar se seu diploma, diploma ou certificado estrangeiro (ou outra prova de sua credencial) é válido e igual a um canadense.

Existem diferentes tipos de ECAs e instituições cadastradas para fazer essa avaliação. Os tipos mais comuns são para fins de imigração, profissionais ou para eliminação de créditos educacionais.

Por seu caráter avaliativo, o processo para conseguir a ECA pode ajudar muito com pontuações para seu perfil do Express Entry ou Provincial Nominee Program. No entanto, vale ressaltar que ter o ECA é apenas um dos itens pontuados, existe uma série de outros fatores, além de possuir a credencial.

A avaliação das credenciais relacionadas à educação formal, seja para a continuidade do ensino médio, uma graduação, pós-graduação, um doutorado ou um Ph.D,  pode ser necessária para que uma instituição confirme se o candidato a uma vaga tem os pré-requisitos e créditos necessários para fazer o curso que deseja em uma instituição canadense. Ter um ECA para instituições de ensino, normalmente para Mestrados e Doutorados em universidades, não garante sua aceitação mas ajuda.

Seu relatório ECA pode ajudar quando você estiver procurando um emprego. Mas, isso não garante que:

– Você conseguirá um emprego em sua área ou em um determinado nível;

– Você obterá uma licença para exercer uma profissão regulamentada (trabalho).

Se você planeja trabalhar em um emprego regulamentado, deve obter sua licença na província ou território onde planeja se estabelecer.

Quais são os tipos de avaliações de credenciais?

Existem três tipos de avaliações que você pode solicitar. 

  • Se você deseja imigrar – Solicite a Educational Credential Assessment (ECA) para efeitos imigratórios. Como dito, a equivalência de diploma, ou de credenciais, permite ao governo canadense averiguar a correspondência do curso feito no Brasil ao curso feito no Canadá. 
  • Fornecer aos empregadores ou órgãos regulatórios profissionais uma comprovação sobre sua formação – Solicite o Document-by-Document. É praticamente igual ao primeiro, mas mais específico.
  • Se você quer aproveitar matérias cursadas do seu curso no Brasil na continuação de outro no Canadá: Solicite o Course-by-Course. É o mais completo de todos e traz todas as informações sobre seu curso, como cadeiras, cargas horárias, notas etc. A validação do diploma é diferente da equivalência de diploma e veremos isso mais adiante. 

Onde emitir a ECA?

Existem sete organizações designadas pela Cidadania e Imigração do Canadá (CIC) para fazer a equivalência de diplomas e emitir as credenciais. Analise bem qual é sua necessidade e procure a que melhor te atende em todos os detalhes. Algumas emitem ECAs mais específicas, como no caso das áreas de farmácia de medicina. Por isso, é importante informar-se e escolher a que melhor atende às suas necessidades. As organizações são:

É  a única agência de avaliação de credenciais acadêmicas com base em universidades do Canadá. Ela possui mais de cinquenta anos de experiência educacional e tem a confiança de empregadores e agências profissionais em todo o país. Seus relatórios de avaliação são reconhecidos no Canadá e em diversos outros lugares.

Emite relatórios de avaliação comparativa entre os cursos feitos fora do Canadá e seus correspondentes em Ontário/Canadá, para todos os níveis de ensino. Por isso, você pode fazer solicitações para equivalência de credenciais para o ensino médio, cursos técnicos, graduações e pós-graduações.

É reconhecido por seguir padrões globais de melhores práticas na avaliação de credenciais de outros países e é parceiro da Aliança Nacional de Serviços de Avaliação de Credenciais do Canadá.

É conhecido por quem está procurando emprego, licenciamento profissional ou estudos adicionais no Canadá. O ICES avalia programas de estudos formais de crédito para pessoas que estudaram em outros países e, a seguir, determina níveis comparáveis ​​em termos do British Columbian and Canadian. Os resultados de uma avaliação do CIEM são fornecidos em relatórios de avaliação que são objetivos, consistentes e fiáveis.

São designados pela “Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá” (IRCC) para fornecer Avaliações de Credenciais Educacionais (ECAs) que atendam aos requisitos do programa de imigração IRCC (médicos e farmacêuticos), do Provincial Nominee Program-PNP-(especialmente o Ontario Immigrant Nominee Program), e para qualificação para o piloto agroalimentar do IRCC. 

É, atualmente, a organização mais utilizada por brasileiros pela facilidade e agilidade na emissão das credenciais. As credenciais emitidas têm validade de cinco anos, o que permite continuar a usá-lo para futuros perfis do Express Entry. Por isso, analise bem qual é sua previsão de viagem e procure fazer a solicitação o mais próximo dela, para que você possa usar suas credenciais por mais tempo.

Específicos para as áreas de medicina e farmácia

Emite os relatórios do ECA para graus / diplomas médicos e históricos escolares. O MCC não produz relatórios ECA para certificados especiais.

Possui mais de cinquenta anos de experiência na avaliação das qualificações e competência para farmacêuticos e técnicos de farmácia, em nome das autoridades regulatórias provinciais participantes.

Mais adiante vamos falar sobre profissões regulamentadas no Canadá e sobre como saber se a sua está entre elas.

Como conseguir o ECA

De modo geral, os processos para emissão de credenciais são parecidos entre as organizações, mas cada uma possui também procedimentos e preços de acordo com suas especificidades.  Desta forma, cada uma também apresenta vantagens diferentes para necessidades diferentes.

Todas as organizações trabalham com excelência e você deve escolher a mais adequada à sua necessidade, como é o caso das credenciais para profissionais das áreas de medicina e farmácia. No entanto, como o WES é um dos mais escolhidos pelos brasileiros, nós vamos usar seu processo de emissão de credenciais como exemplo. 

Há documentos que você deve enviar e outros que a instituição de ensino onde você estudou deve enviar.  

Quais documentos você deve enviar

Em primeiro lugar, o lugar mais indicado para verificar os documentos que precisa enviar no ato da sua aplicação é o site do WES.

Você não precisa enviar os documentos originais que tem com você. No caso de certificados e diplomas pode ser uma cópia autenticada e a tradução juramentada dos mesmos. O documento original necessário será o seu histórico escolar, porém esse será enviado pela própria escola para o WES.

Resumindo o que você precisa providenciar e enviar:

  • Cadastro no site do WES com seus dados pessoais e identificação da escola e curso que estudou no Brasil e quer receber uma credencial de equivalência.
  • Cópias nítidas e legíveis de todos os certificados de graduação emitidos pela instituição que frequentou.
  • As traduções juramentadas (palavra por palavra) dos documentos que não forem emitidos em inglês pela instituição de ensino. 
  • Se seu nome foi alterado em função de casamento ou divórcio, envie também cópia autenticada e traduzida da sua certidão de casamento.

Quais documentos a sua instituição de ensino deve enviar. 

A instituição de ensino que você estudou deve enviar o Histórico Escolar diretamente para o WES. Se a instituição emitir o histórico em inglês será melhor ainda.

O envelope timbrado enviado pela escola ao WES deverá estar lacrado e tem que ter carimbo e assinatura no lacre do envelope na parte traseira. Se não tiver , a WES não aceitará o documento.

O formulário de Solicitação de Registro Acadêmico da WES te ajudará a solicitar os documentos para a instituição. O ideal é incluir esse formulário dentro do envelope para facilitar a busca do seu cadastro. 

Se a instituição se negar a fazer a postagem, basta pedir que providenciem o envelope na forma como solicitado pela organização credenciadora e faça você mesmo o envio através de transportadoras internacionais que fazem este tipo de serviço.

Mas tome bastante cuidado ao fazer isso. Deixe claro que se esse envelope for danificado e/ou lacre rompido o WES não irá aceitar o envelope e você terá que fazer tudo de novo. O endereço do remetente deve ser o da universidade e não o seu.

Quanto custa para fazer a equivalência do diploma no Canadá?

As taxas para fazer a equivalência do diploma no Canadá mudam de acordo com a urgência da solicitação, o detalhamento das informações e também com o tipo de validação que você deseja fazer. De forma geral, quanto mais rápido for o processo ou quanto maior for o volume e qualidade das informações fornecidas, maior será a taxa.

Se você solicitar um ECA para university você pagará entre C$226 pelo regular service e C$508,50 pelo rush service.  No caso do regular service não há um prazo definido para a conclusão do processo. Por isso, se você precisa de agilidade, deve pagar pelo rush service, que costuma sair em cinco dias úteis. 

O ICAS – International Credential Assessment Service of Canada cobra taxas de C$90 general report e  C$200 postsecondary comprehensive report. O segundo tem um valor maior, pois é um documento mais estruturado, detalhado e completo.

Lembra-se das traduções juramentadas de históricos e diplomas? Você também precisa reservar valores para isso e elas custam, em média, R$450,00.

A dica aqui é que você faça tudo com calma e antecedência. Isso permite que você opte pelo serviço com taxa com valor menor e evita pagar taxas maiores por causa da urgência na emissão dos documentos.

O que fazer se o pedido for negado?

Se seu pedido foi negado, você pode entrar com um recurso solicitando que façam uma nova avaliação de sua documentação. Todo o processo de recurso é feito em torno de quinze a vinte dias úteis e possui uma taxa que varia entre C$150 e C$200.

Por isso, é sempre bom fazer tudo com calma e tempo, pois ele pode se estender um pouco caso haja divergências.

O que é a validação do diploma?

A validação de diploma é um processo de avaliação e comparação da formação de uma pessoa em seu país de origem com a mesma formação oferecida no país para o qual deseja migrar, residir e atuar na profissão. 

A validação do diploma tem como objetivo legitimar e validar a formação de um profissional brasileiro que deseja trabalhar no Canadá, qualificando-o para exercer sua profissão legalmente.  Ela é indicada para profissionais que exercem atividades que são regulamentadas em ambos os países.

Para ingressar no mercado de trabalho legalmente qualificado você precisa consultar o órgão regulatório da sua profissão na província que irá residir e ver quais são as exigências feita por eles para você ter seus estudos, diploma e regulamentação da profissão no Brasil validados no Canadá. 

Cada província pode ter seu próprio conselho e ainda pode ser que tenha que atender às regras do conselho federal também. Isso significa que pode haver diferenças entre uma província e outra e de acordo com a profissão exercida. 

Esta validação definirá se está tudo certo ou se será necessário complementar os estudos. Por isso, dependendo da área de formação podem haver procedimentos muito diversos e as autoridades reguladoras podem realizar outras verificações que achar necessárias.

Nossa dica é que você esteja sempre atento(a) a todas as etapas do processo de validação, mantenha-se sempre bem informado(a) e faça reservas para as taxas e custos burocráticos.

Quais profissões são regulamentadas no Canadá?

As profissões que são regulamentadas no Brasil, geralmente são regulamentadas também no Canadá. Essa regulamentação existe para proteger a saúde e a segurança pública em um país, garantindo que profissionais dessas áreas sejam qualificados para realizarem seu trabalho. É o caso de dentistas, enfermeiros, médicos, engenheiros, arquitetos, advogados e muitas outras.

No Canadá, cerca de 20% dos empregos são regulamentados, mas há diferenças quanto à regulamentação entre as províncias. Isso significa que estas profissões são exercidas sob o governo de leis provinciais, territoriais, e até mesmo federais, através de órgãos reguladores ou de autoridades educacionais.  Por isso,algumas profissões podem ser regulamentadas em uma determinada província, mas não em uma outra.

É o órgão regulador de uma província ou território que vai emitir a licença ou certificado para que você possa exercer sua profissão naquela localidade. Cada profissão regulamentada possui requisitos próprios para liberação de uma licença e os procedimentos podem variar de acordo com a província onde você decidiu morar. Os órgãos reguladores podem optar por realizar outras verificações, como:

Se você tem dúvidas sobre sua profissão ser regulamentada ou não no Canadá, basta consultar esses sites:


The Canadian Information Centre for International Credentials

Career planning – Choose a career

O que é preciso para fazer a validação do diploma?

O primeiro passo é pesquisar o que o órgão regulatório da sua profissão pede de requerimentos para a validação. Cada província possui sua própria autoridade reguladora e podem ter critérios e métodos de avaliação diferenciados. Eles avaliam quesitos como educação, domínio do idioma, competências e habilidades referentes à sua área de atuação e experiência.

Segundo passo é descobrir se seu curso é oferecido no Canadá no formato College ou University e se sua profissão é regulamentada no país. O formato college tem uma formação voltada para o lado mais prático, como por exemplo turismo e o university é mais voltado para o lado acadêmico, como sociologia, filosofia ou biologia.

Estas informações te ajudarão a definir qual organização credenciadora é mais adequada ao que você precisa e quais passos você precisa seguir.

Vamos usar um exemplo para um Engenheiros Civil que deseje atuar no Canadá. Você de outra profissão repete os passos personalizado ao seu caso:

1 – Buscar o órgão regulatório federal: Engineers Canada;

2 – Buscar o órgão regulatório da província que vai morar: Engineering Regulators

3 – Ver a exigência de fazer o ECA – Credencial de Avaliação Educacional e fazer esse processo: a província de Ontario, por exemplo, não exige o ECA mas exige que os documentos sejam enviados da sua Universidade do Brasil diretamente para Professional Engineers Ontario

4 – Ver se vai precisar complementar estudos no Canadá: o órgão regulatório irá avaliar sua documentação e indicar se precisa de cursos adicionais e quais exames vai precisar fazer, como por exemplo o Professional Practice Examination (PPE) e o Competency-based Assessment (CBA);

5 – Ver o nível de idioma exigido para atuar na profissão e qual teste de proficiência você vai precisar fazer;

6 – Ver se tem o tempo de experiência profissional exigido pelo órgão regulatório e como vai comprovar essa experiência: em Ontario você precisa de 4 anos de experiência sendo que 1 ano deve ter sido em território canadense.

7 – Ver a necessidade de fazer as entrevistas ou enviar referências para o órgão regulatório comprovar sua ética na profissão;

8 – Ver a necessidade da realização de estágios supervisionados; 

9 – Ver se precisa ser residente permanente para atuar na profissão. Se sim, sua primeira preocupação será: como virar residente permanente no Canadá?

Validar o diploma no Canadá é o sonho de muitos profissionais que desejam novas experiências de trabalho internacionais. É comum haver informações distorcidas sobre o como fazer uma equivalência ou validação de diplomas.

É um processo burocrático e exige investimento alto para pagamento de custos com traduções juramentadas, exames e taxas para a emissão de credenciais e licenças. Isto é bastante compreensível, pois esta validação certifica e garante ao governo canadense, que um engenheiro brasileiro, por exemplo, está em condições de exercer sua profissão de forma plena.

Porém, existem alguns pontos a se pensar principalmente se o órgão regulatório vai exigir a residência permanente para você começar os trâmites de validação. Mas certamente valerá o esforço para realizar o sonho de viver e exercer sua profissão no Canadá.

Quando não é necessário validar o diploma no Canadá?

A validação do diploma não é necessária se seu objetivo é fazer um High School, College ou Bacharel no Canadá.

Como a mentoria da Challenge pode te ajudar nesse processo

Como você percebeu, depende da sua necessidade para indicar se precisa ou não de equivalência ou validação. Tudo depende de qual é seu objetivo, pois para cada tipo de objetivo, há uma solução mais adequada. 

Se deseja imigrar pelo programa federal Express Entry vai precisar do ECA. Se for por um programa provincial talvez não precise. Para ambos não precisa de validação de diploma. Se a sua profissão precisa de validação mas você escolher atuar em alguma parte dela que não precisa, não vai gastar dinheiro com isso. Agora, se deseja exercer sua profissão, então será necessário validar o seu diploma e conseguir uma licença. Porém, pode ser que isso seja possível somente após a conquista da residência permanente.

Outra coisa que ficou claro é que a tradução de documentos é essencial na maioria dos casos, só não vai ser necessário para a sua matrícula em curso de idiomas. Mas para o seu visto, sim.

A nossa preocupação aqui com esse artigo é que não sai fazendo coisas que não precisa e gastando dinheiro à toa. Ou que se preocupe com isso no momento que não deveria ser o foco da sua energia. 

A mentoria da Challenge pode te ajudar a identificar como você pode estudar na área que quer atuar sem a necessidade de fazer equivalência ou validação para os estudos. E, também, indicar exatamente quais documentos precisam ser traduzidos, quando e com quem, tornando este processo muito mais simples, rápido, tranquilo e seguro.

Podemos te ajudar a  entender melhor estes processos e a tomar as decisões mais acertadas quanto a escolher a melhor organização, orientar com relação aos documentos corretamente, acompanhar com você as etapas pois nossas consultoras e parceiros possuem todo o conhecimento e experiência necessários para isso.

Nossas consultoras também podem ajudar:

  • Verificando se você precisa de validação ou não, o que pode evitar gastos desnecessários, ou seja, economia.
  • Orientando sobre o melhor caminho a percorrer de acordo com sua escolha e necessidade. Isto te dará mais segurança e tranquilidade do começo ao fim do processo.
  • Indicando e informando sobre cursos complementares equivalentes aos do Canadá, e que talvez você precise fazer para que sua profissão possa ser considerada como regulamentada em solo canadense. Isso vai te dar agilidade  e permitir que você inicie o processo de validação com mais assertividade e garantias de que ele seja aceito.
  • Indicando os sites que fazem a equivalência de credenciais e informando se elas aceitam ou não os créditos do Brasil. Aqui você ganha tempo, pois consegue tomar decisões mais condizentes com sua realidade. 
  • Analisando com você se há necessidade ou não de tradução da ementa, o que pode trazer mais economia ao seu processo.


Estas são apenas algumas das vantagens que a mentoria da Challenge tem para você! Tenha em mente que, é sempre bom contar com parceiros, profissionais e especialistas no assunto para garantir que tudo seja feito sem problemas e stress desnecessário.

Se interessou? Então, entre em contato agora mesmo com uma de nossas consultoras e marque sua consultoria. Ficaremos muito felizes em te ajudar a transformar este projeto em realidade! Estamos aguardando você!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments